foi adicionado com sucesso ao carrinho

A prática e o ensino do tênis estão mudando de maneira bastante intensa, sobretudo no Brasil, onde já existe um número de treinadores cada vez mais qualificados e formados pelo IFBT – Instituto Franco Brasileiro de Tênis.

Os praticantes também estão bem mais informados: hoje podemos assistir aos vídeos dos melhores jogadores do mundo, comprar cursos de tênis online e visitar sites de boa qualidade sem as limitações das fronteiras.

Hoje vamos apresentar três tecnologias para os praticantes assíduos do tênis. Os treinadores podem testar e relatar, nos comentários deste post, as vantagens e desvantagens desses produtos auxiliares no processo de aprendizagem.

1) Sony Smart Tennis Sensor

Fonte da imagem: https://www.head.com/de-DE/news-detail/title/raise-your-game-with-head-and-the-sony-smart-tennis-sensor/

 

O Sony Smart Tennis Sensor é um aparelho acoplado ao fundo do cabo da raquete. Envia, diretamente para o celular (é necessário baixar o aplicativo também), informações sobre a velocidade da raquete, a velocidade da bola, a localização do ponto de contato e a quantificação e os tipos de golpe. O interessante é que esse dispositivo possibilita uma análise menos subjetiva por parte do praticante sobre o real desempenho dos seus golpes.

2) Dartfish

Fonte da imagem: http://www.addvantageuspta.com/default.aspx/act/newsletter.aspx/category/Previousboardeditorials/Startrow/39/MenuGroup/Ads/NewsletterID/1304.htm

 

O Dartfish não é um software recente; existem outras opções no mercado interessantes também. Porém, sem dúvida é uma ferramenta muito eficiente e repleta de recursos que permitem analisar os movimentos de modo bastante pontual.

Sequenciamento de imagens, slow-motion, zoom extremamente preciso e marcações (targets nas imagens) que chamam atenção para aspectos-chave no movimento são algumas das vantagens deste programa.

Além deste programa, há outros mais simples, como o Kinovea ou o Camtasia, que também podem ser opções muito boas.

3) Tennis Stats Pro

Fonte da imagem: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.grupoxcell.tennisstatsprofree

 

O Tennis stats pro é um aplicativo de celular que tem a função de auxiliar no scout da partida de tênis. A quantificação dos erros e acertos é algo fundamental para quem deseja evoluir e essa ferramenta permite obter, de maneira mais rápida, a fiscalização da partida, com porcentagens bem definidas dos sucessos e insucessos.

Essas ferramentas contribuem bastante para a formação dos professores de tênis e para o conhecimento do praticante em geral.

E você? Usa alguma delas? Não deixe de contar sua experiência nos comentários abaixo.

Fonte da imagem de capa: https://br.freepik.com/fotos-gratis/estadio-da-pista_1278494.htm

Denis Santos

Autor Denis Santos

Mais posts por Denis Santos