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A correta distribuição dos alunos no espaço destinado à educação física escolar irá favorecer uma melhor coordenação das atividades por parte do professor e otimizar o tempo de vivência dos alunos a respeito do conteúdo tênis. Para instituir um programa de tênis escolar, não é necessário que a escola disponha de uma quadra oficial de tênis. O ambiente do espaço poliesportivo (quadra multiuso) atende plenamente às necessidades de um projeto educacional que envolve o tênis e seguramente também a outros esportes de raquete.

 

Fonte da imagem: http://www.esportealternativo.com.br/esportes/tenis/31701-florianopolis-passa-a-ser-berco-de-projeto-de-inclusao-social-pelo-tenis

1 – A opção metodológica no tênis escolar

O intuito é dinamizar a prática e esta é uma tarefa que exige cuidado no momento de elaboração do espaço, o jogo de tênis em escala reduzida (mini-tênis) vai permitir um bom tráfego do professor para poder atuar sobre intervenções especificas e engajar todos os alunos na atividade.

A simplificação das estruturas do jogo (rede mais baixa, quadra menor, bolas mais lentas) irá facilitar o acesso dos alunos ao jogo e assim iniciar um processo de compreensão e construção cultural na qual se pauta a função educativa.

2 – Território de jogo no tênis escolar

Fonte da imagem: http://www.sulperfis.com.br/produtos/Fita+para+quadra+de+tenis/10

 

A demarcação do espaço de jogo vai garantir segurança e a participação dos alunos, pode ser realizado com fitas ou giz. A rede pode ser adaptada prendendo uma fita zebrada no alambrado ou utilizando cones e cabos de vassoura como sustentação e um elástico como rede.

A limitação de espaço e material é uma implicação logística que deve ser atenuada para que mais alunos possam jogar simultaneamente, utilizando rodízios de execução e revezamento do material.

3 – Evitando as interferências no tênis escolar

Para evitar as constantes interrupções ocasionadas por uma organização espacial confusa é indicado demarcar o terreno de jogo onde exista espaço entre os jogadores.

Dessa forma as atividades se tornam mais seguras e o professor pode circular para atender melhor um grupo de alunos durante o tênis escolar.

Estes cuidados com a organização da aula ainda fazem parte dos conceitos preliminares de uma atuação didática eficiente, que embora sejam simples são indispensáveis para iniciar a proposta do tênis na educação física escolar.

Fonte da imagem de capa: http://tennisforkids.com.au/lesson-options/

Denis Santos

Autor Denis Santos

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