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Compreender como o jogo de tênis é operacionalizado é a tarefa essencial para conduzir a unidade de ensino e despertar o interesse dos alunos para a lógica do jogo.

O jogo de tênis possui princípios inerentes às suas regras de ação que devem ser respeitados ao sugerir atividades com o intuito do descobrimento do jogo. Também é fundamental o conhecimento e coerência por parte do professor que vai conduzir as intervenções de ensino no tênis escolar.

 

Fonte da imagem: https://www.warminsterschool.org.uk/news-and-events/news/primary-school-tennis-coaching

1 – Princípios Operacionais do Jogo de tênis

Seriam os princípios operacionais as características essenciais do jogo especifico como de fato é jogado? Como as regras e as condições espaciais influenciam o jogar?

Podemos organizar o jogo de tênis a partir dos três princípios seguintes:

  1. Um jogo de oposição (o objetivo é superar o adversário);
  2. De característica não invasiva (jogadores limitados pela rede);
  3. Limitado Geometricamente (joga-se dentro de um retângulo). Por conta disso, é necessário controlar primordialmente a bola no espaço.

Aliado a estes princípios podemos considerar ainda a pressão do tempo para exercer as jogadas, uma vez que a regra do jogo diz que é permissível apenas 1 quique no próprio espaço de jogo para efetuar sua ação de jogo (rebatida), com a exceção do saque.

Recepção x Projeção

O aspecto prioritário em toda a iniciação do tênis é o desenvolvimento das capacidades de leitura da bola e o posicionamento eficaz (habilidades de recepção) para que se possa desferir o golpe (projeção).

A habilidade de interpretação (percepção) dos voos da bola, junto ao dinamismo (movimentação) associado às características da bola recebida são as premissas para uma rebatida satisfatória (projeção).

Por conta dessa hierarquia de complexidade, a divisão didática dos subconteúdos das aulas se faz necessária para que os alunos possam progressivamente atuar no jogo.

2 – As habilidades fundamentais: olho, pé e mão

Fonte da imagem: https://www.activekids.com/tennis/articles/5-tips-to-get-kids-excited-about-tennis/slide-10

 

Essa divisão didática ajuda o professor a estipular as prioridades do ensino na iniciação do tênis escolar. Os 3 componentes (olho, pé e mão) são inseparáveis nas ações do jogo, no entanto, predominam a sua importância frente a outra no ensino para otimizar a aprendizagem no tênis escolar.

Olho-> Relacionado à habilidade de perceber as alturas (alta, média, baixa), trajetórias (curta, média, profunda) e direções da bola (direita,esquerda,centro).

-> Habilidade de se posicionar de maneira eficiente para poder efetuar o golpe (dinamismo, equilíbrio, recuperação do espaço).

Mão-> refere-se ao conjunto de habilidades com a raquete na iniciação. Não se limita a estereotipar a técnica do alto rendimento, mas proporcionar condições para um controle melhor do golpe e assim favorecer o sucesso no jogo.

3- Situações para desenvolver as habilidades fundamentais no tênis escolar

Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/250723904229953562/

 

  •  Olho
    • Objetivo: Acompanhar o quique da bola e receber.

Atividade: Os alunos devem jogar sem as raquetes (jogo mão-mão) e só podem enviar a bola após 2 quiques na sua própria quadra.

    • Objetivo: Dinamismo para cobrir o espaço de jogo (progressão do jogo, aumento da pressão de tempo).

Atividade: A mesma da habilidade do olho (anterior), porém os jogadores só podem deixar a bola quicar 1 vez na quadra.

  • Mão
    • Objetivo: Estimular um golpe controlado e fornecer a coordenação inicial para a rebatida.

Atividade: Como se fosse um campeonato de embaixadinha no futebol com a raquete e a bola. Deve-se estimular o controle raquete/bola com recordes de rebatida para cima, baixo, trocando de mãos, sem quicar, estático ou em desequilíbrio.

Sabendo os princípios operacionais e como desenvolver as habilidades fundamentais, o professor será capaz de de tornar o tênis escolar dinâmico e despertar ainda mais o interesse dos alunos.

Fonte da imagem de capa: http://www.inspiretennis.com.au/tennis-coaching-sydney-2/tennis-hot-shots-sydney/

Denis Santos

Autor Denis Santos

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